Home News Pastor Elvio Gomes jubila depois de 45 anos de Pastorado

Pastor Elvio Gomes jubila depois de 45 anos de Pastorado

17 minuto leitura
0
1
633

No último dia 16 de Outubro deste ano foi realizada no Campo Eclesiástico da cidade de Dom Pedrito Rio Grande do Sul, a cerimônia de Jubilação do Pastor Elvio Gomes Duarte, com a participação de membros do Conselho Geral, Conselho Regional da Sul III da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico e muitos outros pastores e convidados, pelo menos 300 pessoas presentes para prestigiar essa noite de muita gratidão a Deus pela trajetória vencedora do amado pastor, contando ainda com a posse do Pr Celso Fernandes Silva como novo presidente do Campo de Dom Pedrito, juntamente com a missionária Maria de Lurdes sua esposa. 


Num dia histórico e uma tarde brilhante foi inaugurado um Memorial na igreja local, com o descerramento da placa sobre a construção do templo atual, que foi realizada sob a administração do Pr Elvio e da placa com dados da biografia do referido pastor, que é o fundador da IEAB, nesta cidade.


O ponto alto de todos os acontecimentos desse dia pra lá de especial foi sem dúvida alguma o culto de ação de graças ao Senhor pelos 45 anos de pastorado nessa cidade, o Pr Elvio juntamente com sua esposa Missionária Loiracy Machado Duarte, foram alvos de muitas homenagens, tanto presenciais como através de vídeos encaminhados pelo Pr Onésimo Ferreira da Silva, presidente do Conselho Geral da IEAB( Igreja Evangélica Avivamento Bíblico), Pr Cilas Kauffmann, Pr Nilson dos Reis, Pr Samuel Martins e Pr Luis Bandeira. Estiveram presentes membros do Conselho Geral da IEAB, como o Pr Levino Gomes Filho, vice-presidente do Conselho Geral e preletor da noite, Pr Wesley Borges, Diretor da DGA (Diretoria Geral Administrativa), Pr José da Silva Netto, Diretor Geral de Ação Social, Pr Jorge Teodoro Rodrigues, Superintendente Regional da Sul II, Pr Celso Fernandes Silva, Superintendente Regional da Sul III, Pr Liézer Braz, da Igreja de Castro/PR, Pastores: Aristides Sene de Moraes e Josoé Silva dos Santos, membros do Conselho Regional da Sul III e Pr Luiz Sete Nunes, dentre outros nobres pastores e obreiros de igrejas co-irmãs e de outras cidades do Estado.

Também estiveram presentes o Sr. Mário Augusto de Freire Gonçalves, Prefeito Municipal, muitos familiares, amigos e irmãos em Cristo, reunindo cerca de 300 pessoas neste evento tão especial.


“É emocionante e inspirador para nós pastores Avivalistas participar de um momento tão lindo como esse, ou seja, um pastor que no ato da sua jubilação deixa um legado de tantas conquistas e em que pese os desafios que enfrentou com sua família à frente do ministério pastoral sai vitorioso e contando uma história linda de se vê, parabéns ao Pr Elvio e família pelo trabalho lindo que fizeram nesta cidade e para toda denominação.” Afirmou o Pr Wesley Borges Diretor Geral Administrativo da IEAB ( Igreja Evangélica Avivamento Bíblico). 


“Foi um momento incrível e muito difícil de descrever, dirigi o culto de Ações de Graças pela jubilação do meu pai no ministério, ele é um exemplo de homem de Deus e sua história e o seu amor pela Obra de Deus sempre nos motivou ao serviço, como cumprimento do salmo 78:4, que diz: “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que fez”, o culto foi dirigido por uma filha, inclusive Missionária, onde pudemos trazer um breve histórico do casal jubilado, apontando tanto aspectos pessoais, familiares, quanto ministeriais e denominacionais, isso foi apresentado pelos seus netos Pedro Machado Duarte Martins e Davi Machado Duarte Moraes, representando sua 2a geração.” Comentou com muita alegria e gratidão a Missionária Lisiane Martins, filha do Pr Elvio Gomes. 


O Pr Onésimo Ferreira da Silva Presidente do Conselho Geral da IEAB ( Igreja Evangélica Avivamento Bíblico) destacou sobre o ministério e a pessoa do amado Pr Elvio, expressou sua gratidão a Deus por todo esse tempo servindo á nação Avivalista com tanta excelência e amor, escrevendo não só nos anais avivalistas, mas também celestiais uma linda história para ser contada ás gerações vindouras, completou o pastor. 

Sabendo que é impossível descrever tudo, mas segue pelo menos parte dessa história de vida tão linda do casal de pastores Elvio e Loiracy: 


O Pr Elvio é bacharel em Ciências Econômicas e funcionário aposentado da Previdência e Assistência Social. Casado com a Missionária Loiracy Machado Duarte, há 51 anos. Tiveram 3 filhos: Lisiane, Roseli e Marcos e 6 netos, até o momento: Luíze, Pedro, Helena, Davi, Rafaela e Israel.


Em fevereiro de 1973, Elvio Gomes Duarte, natural de Dom Pedrito/RS, nascido em 06/08/1944, funcionário do então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), após ser transferido para a agência de Santana do Livramento, recebeu o convite, juntamente com sua esposa, que se encontrava bastante enferma na ocasião, para irem à Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, daquela cidade. Diante das dificuldades de saúde e com sua filha de apenas 1 ano de idade, o que mais desejavam era voltar para Dom Pedrito. Ao ouvir a pregação da Palavra de Deus, ele fez um propósito de servir ao Senhor se dentro de 30 dias fosse transferido para sua cidade de origem.

Decorridos trinta dias, em resposta à oração, Elvio retornou para o exercício de sua função em Dom Pedrito. A partir daí, tiveram a certeza de que Deus agia naquele lugar por intermédio de seus servos. Sob a liderança do saudoso Pastor Samuel Ribeiro Fernandes e sua esposa irmã Iolanda Fernandes, de Santana do Livramento, começaram a realizar trabalhos de evangelismo em Dom Pedrito, visando à implantação de uma nova congregação no Estado do Rio Grande do Sul. Já no mês de maio daquele ano, começou o trabalho, inicialmente numa garagem de tábua da casa de um vizinho, cuja família congrega até hoje na Igreja local.


Em 1976, sob a liderança do Pr Cilas Kauffmann, o diácono Elvio já separado ao presbitério, foi designado a assumir a responsabilidade pela congregação contando à época com 8 membros. E a igreja crescia a cada dia, da garagem sua sede passou para uma casa alugada que foi transformada em salão a uma quadra e meia daquela. Passado algum tempo, com muito trabalho e realização de promoções foi comprado o primeiro terreno para a construção de sua sede, na Rua Júlio de Castilhos, 2542.


De 1985 a 1991 foi o período de Formação Ministerial ao Pastorado, pelo Seminário Avivamento Bíblico, tendo sido ordenado em 07/09/1991.


O Pr Elvio também foi Superintendente Distrital Preposto de 1998 a 2000; Superintendente Regional Preposto de 2001 a 2004; Primeiro Superintendente da Região Extremo Sul (hoje Região Sul III) de 2004 a 2008.


No dia 19 de dezembro de 2015, a Igreja pré-inaugurou seu mais novo templo com capacidade para mais de 300 pessoas sentadas e conta com um rol de mais de 300 membros em todo o seu campo de abrangência. Além dos cultos nos templos são realizados em diversos locais da cidade como: Vila Arrué, São Gregório, Serrinha e na Vila do Ibaré (sub-distrito do município de Lavras do Sul).


O Pr. Elvio juntamente com a Missionária Loiracy, casados há 51 anos, construíram em sua terra natal esse ministério dado por Deus e ao longo desse tempo, à frente dessa obra, contaram com a colaboração de obreiros fieis a Deus e prestativos no trabalho.


Durante a celebração o Pr José Netto, Diretor Geral de Ação Social, realizou a cerimônia de Jubilação Pastoral, quando o Pr Elvio, como símbolo da autoridade espiritual, entregou a chave da igreja a ele e, posteriormente, a mesma foi transferida às mãos do Pr Celso pelo Pr Levino Gomes Filho, Vice-presidente do Conselho Geral da IEAB na cerimônia de Posse Pastoral. Todos os pastores presentes foram convidados a orarem pelo casal Celso e Maria de Lurdes, abençoando assim, a posse dos mesmos na direção da igreja.


“Cuidar de quem cuida é algo que nossa amada igreja Avivamento Bíblico preza, Deus me deu a incumbência desse cuidado com os jubilados, agora estamos recebendo mais um homem de Deus que encerra suas atividades ministeriais, deixando um trabalho muito lindo, parabéns ao Pr Elvio. Ressaltou o Pr José Netto, Diretor Geral de Ação Social. 


O Conselho Geral da IEAB parabeniza ao tempo que expressa toda gratidão e louvor a Deus pela vida e ministério do Pr Elvio e também parabeniza o Pr Celso Fernandes que dará continuidade a essa obra tão linda em Dom Pedrito, e de maneira profética declaramos:  “Esse avivamento não se apagará, pois se o Senhor tem dado, permanecerá”. 

 

Pastor Emanuel Messias
Jornalista DRT  0315/01
Assessor de Comunicação da Comissão Executiva

Leia mais artigos relacionados
Leia mais em News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Nota de Falecimento: Evangelista Nereu José Ramos

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Evangelista Nereu José Ramos. Ele pa…