Home News CRM 2022: Levantando uma Nova Geração de Líderes

CRM 2022: Levantando uma Nova Geração de Líderes

17 minuto leitura
0
0
369

CRM 2022: Levantando uma Nova Geração de Líderes

Aconteceu entre os dias 10 a 13 de outubro no Hotel Monte Real em Águas de Lindóia Sp, a edição 2022 do CRM (Congresso de Renovação Ministerial) da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Esse congresso é uma iniciativa do Conselho Geral da IEAB com objetivo de trazer a cada ano um momento de renovação Espiritual sobre a vida dos pastores que servem na denominação. Simultaneamente aconteceu também o ENEP (Encontro Nacional para Esposas de Pastores) da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, com propósito de reuni as mulheres avivalistas para um momento de comunhão e crescimento Espiritual. Os dois eventos ocorreram no mesmo hotel em ambientes diferentes, apenas na abertura e no encerramento se fez um só ajuntamento. Estavam presentes 523 participantes no total, sendo 290 homens, 200 mulheres e 33 filhos menores de pastores no evento que trilhou nos seguintes temas respectivamente: “Levantando uma Nova Geração de Líderes” (CRM) e “O Espaço da Mulher no Cumprimento da Missão” (ENEP).
A abertura do evento foi marcada por um ato profético, momento em que o Pr Wesley Borges, Diretor Geral Administrativo e organizador do evento, conduziu essa parte chamando atenção dos participantes com um pedaço de pão em sua mãos, isso fazia menção ao padeiro que evangelizou a casa da sua avó, de onde naturalmente nasceu a chama do evangelho em sua família. Ele como filho de pastor se emocionou nesse momento e apresentou um outro símbolo que faria todo sentido para aquele ajuntamento de pastores, ele tomou em suas mãos um cajado que ficaria naquele púlpito durante todos os dias do evento, porque cajado é bastão e o bastão precisa ser passado. Pr. Onésimo Ferreira presidente do Conselho Geral tomou o cajado em suas mãos e orou, foi um tempo de muita unção da parte de Deus marcando de maneira profunda a abertura oficial daqueles dias de visitação do Espírito Santo no CRM 2022 em Águas de Lindóia.
“Louvamos a Deus por mais um CRM e dessa vez mais impactante do que os outros anos, digo isso por ser o primeiro 100% presencial depois da pandemia. Foi como um reencontro de todos os nossos ministros em clima de celebração, e por outro lado também um confronto com a Palavra de Deus pelo Espírito Santo nos levando a refletir sobre a responsabilidade da sucessão ministerial. Houve uma conexão desde a abertura passando pelas ministrações, na verdade um momento confirmando o outro e levando todos os participantes a entender sobre o passar o bastão, passar o cajado. Realmente superou todas as nossas expectativas, inclusive a mesma conexão também aconteceu no Enep com as mulheres, Deus seja louvado por tudo isso”. Afirmou Pr Wesley Borges, Diretor Geral Administrativo da IEAB e organizador do evento.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO


Já que a proposta do CRM 2022 tinha como objetivo despertar, desafiar e orientar líderes para o cumprimento da missão de formação de novos líderes, a programação visava oportunizar essa reflexão tão atual e necessária. Desde a primeira noite, onde pastores e esposas cultuaram juntos, a missionária Edméia Williams, preletora na abertura discorreu sobre o tema: Líderes segundo o coração de Deus. Durante toda a programação a Palavra foi sendo trabalhada de forma orquestrada pelo Espírito Santo, usando cada pastor que ministrou no encontro criando uma atmosfera tão especial, tão forte e impactante que não tinha outro caminho, a não ser fomentar na vida dos líderes essa responsabilidade de formar outros líderes que darão continuidade a obra de Deus na terra. “Esse ambiente nos aponta para uma direção ministerial, onde a gente sai daqui motivado, entendendo que temos uma orientação dos nossos líderes e que precisamos formar outros líderes também, aqui aprendemos que não é passe de mágica, não precisamos ficar correndo atrás de modelos, precisamos focar no que Deus nos chamou pra fazer, ou seja, fazer discípulos. Comentou o Pr Ricardo Costa, presidente do Campo Eclesiástico de São Bento na Paraíba.
Esse ano tivemos a participação do Pr Josué Campanhã idealizador do projeto “envisionar”, um projeto de capacitação de líderes, o Pr Campanhã deu um treinamento baseado em seu livro: líderes que frutificam. Num trocadilho interessante, ele afirma que líderes são como árvores, pois nascem de uma semente, têm características personalizadas e precisam de cuidado e cultivo.
Muitos momentos marcantes podem ser destacados aqui, inclusive não poderíamos deixar de citar a participação maravilhosa do ministério Revival, conduzindo a todos os presentes a Adoração, mas esse ano com algo muito especial que foi o coral, onde trouxe uma manifestação de Deus poderosa. Outros destaque também para Rachel Novaes e Elisângela Garcia que conduziram o louvor com as mulheres no ENEP. A Deus toda honra e Glória por esses guerreiros e guerreiras que nos serviram com tanta excelência.
” Subimos no palco para adorar ao Senhor e trazer um ambiente de adoração a todos os presentes, é essa conversa que temos antes de tudo começar, escolhemos músicas para esse fim. Esse CRM tivemos novas caras, Elisangela de Londrina, Caio de Feira de Santana e Thiago de Jaçanã, ótimas surpresas que aceitaram o grande desafio que é a maratona CRM, sim maratona, tem horas que não dá pra jantar, tem horas que estamos antes do café abrir pela manhã, pois como não temos ensaio pré CRM, tudo tem que acontecer ali mesmo. Tivemos a linda surpresa do coral regido por Eliane com pastores e esposas, ficou muito lindo. E por fim, o que ninguém viu, foi a gravação do clipe da nova música 2023 na tarde de quarta, fiquem atentos em breve tem lançamento”. Comentou o Pastor Henry Keller, líder do ministério Revival.
“O ENEP a cada ano vem crescendo de uma forma maravilhosa, as ministrações trouxeram curas, alegrias, comunhão e exortação da parte de Deus, pois Ele sempre usa sua grande misericórdia, seu grande amor para conosco. Esse ano nós lançamos o devocionário “Elas por Ele”, escrito por nossa querida Viviane Toledo, com devocionais edificantes baseado em provérbios. Só tenho gratidão a Deus pela vida das mulheres Avivalistas e por tudo que o Senhor está fazendo nesse ministério tão abençoado de mulheres”. Comentou Ana Ferreira da Silva, coordenadora do ENEP.
“Vejo que o nosso CRM 2022 cumpriu o seu propósito, ali tivemos um tempo de ampliação da visão, de fortalecimento da nossa consciência da tarefa que temos de multiplicação de líderes, ali fomos ministrados por homens de Deus que trouxeram ministrações preciosas para nós nessa direção. Penso que CRM 2022 marcou profundamente as nossas vidas, nos despertando para essa tarefa, pensando que o nosso trabalho ele não termina em nós mesmos, até porque nós estamos envolvidos numa obra que é muito maior do que nós e que vai para além da nossa própria existência terrena. Nós temos essa incumbência de passarmos o bastão, fazer discípulos como Paulo recomenda a Timóteo, o que dele havia recebido, visto que ele então transmitisse a homens fiéis e estes a outros, cobrindo pelo menos quatro gerações. O evento nos proporcionou comunhão, descanso, alegria, troca entre nós pastores, foi assim um ambiente espiritual bastante intenso, foi um tempo de refrigério e bálsamo para nós no fortalecimento da comunhão, da unidade e uma manifestação poderosa do Espírito Santo. CRM muito bem organizado, nós somos gratos a Deus pela equipe DGA, mídia, Revival, todo nosso pessoal que realmente tem trabalhado com tanta excelência para que tivéssemos um CRM de alto nível, Deus os recompense”. Afirmou o Pastor Onésimo Ferreira da Silva, presidente do Conselho Geral da IEAB.
O evento teve um encerramento com a Palavra ministrada pelo presidente do Conselho Geral, pastor Onésimo com o tema: Passando o bastão. Deus usou muito a vida dele trazendo uma consciência aos pastores da importância em formar outros líderes, mostrando naquela manhã que não há sucesso sem sucessor, onde o próprio Jesus estava escolhendo aqueles que iriam continuar a obra que Ele começou, escolhendo homens com as marcas da queda, seres humanos com suas ambiguidades, mas o Senhor estava acreditando neles. E fechando com chave de ouro, tivermos a ministração da Ceia do Senhor, onde o Conselho Geral serviu aos pastores numa atitude de humildade e demonstração que liderar é servir as necessidades dos outros, isso é Avivamento Bíblico! Movidos pelo tema que já havia sido apresentado para 2023: Mais de Deus, a unção tomou conta daquele lugar e a Glória de Deus se manifestou mostrando o que todos já sabemos, mas precisamos sempre relembrar, tudo é Dele, CRM é Dele, Avivamento Bíblico é Dele, e nós somos Dele, a Ele pois a Glória para sempre amém! Que venha o CRM 2023!

 

Pastor Emanuel Messias
Jornalista DRT  0315/01
Assessor de Comunicação da Comissão Executiva

Leia mais artigos relacionados
Leia mais em News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Nota de Falecimento: Evangelista Nereu José Ramos

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Evangelista Nereu José Ramos. Ele pa…