IEAB Nova Galvão Em Guarulhos Realiza o Primeiro Culto com Audiodescrição na Denominação

O culto em que foi usado a técnica de audiodescrição aconteceu em Dezembro de 2018, na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Campo de Guarulhos, na Congregação de Nova Galvão. Tudo se deu pela idealização de Bianca Priscilla, estudante de Jornalismo e líder do departamento Multimídia local, Bianca é filha de Benedito Lucas, deficiente visual, e sentiu desejo que seu pai e a companheira, também deficiente visual pudessem “ver” os detalhes da reunião através do olhar de um audioescritor.
A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro, programas de televisão, e agora também em cultos, por que não? No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.
Segundo o Site audiodescrição.com.br, o recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, no caso aqui também do culto, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita deve sempre ser produzida de maneira harmônica.

Pastor Éverton Pascoal

Benedito Lucas e sua Esposa

“Como ouvirão se não há quem pregue, boa pergunta essa do Apóstolo Paulo, já passou o tempo em que quando se falava em Evangelismo pensávamos apenas numa caixa de som, ou panfletos.. Por muito tempo ignoramos a realidade dos surdos, cegos, das pessoas com mobilidade reduzida. Mas Deus leva nossa nação pra um tempo de Inclusão, aliás, a Bíblia em si é cheia de exemplos para nos motivar à aproximação com os que são marginalizados, que maravilha que nossa Igreja não ficou de fora, estamos trabalhando para promovermos cada vez mais momentos como esse de inclusão social.” Afirmou a Missionária Viviane Toledo, esposa do Pastor Éverton Pascoal, dirigente da Congregação da IEAB ( Igreja Evangélica Avivamento Bíblico ) em Nova Galvão Campo de Guarulhos.

O desafio de transformar as imagens em palavras, ficou por conta da ajuda voluntária de Valter Carvalho, profissional que trabalha com audiodescrição há mais de 10 anos. Segundo os deficientes visuais que estavam presentes no culto, entre eles o sr Benedito Lucas, a experiência foi maravilhosa e impactante.

“Não há como pensarmos em frutificar sem que haja em nós a disposição para amar as pessoas, e amar é também se mover com atitudes de inclusão, uma igreja acolhedora, que seja capaz de lembrar-se dos que estão esquecidos. O Campo de Guarulhos está de parabéns pela iniciativa, mais especificamente a congregação de Nova Galvão pelo belo trabalho de inclusão, fazendo com que deficientes visuais tenham um sentimento de maior pertencimento em nossos cultos, isso é ser igreja.” Comentou o Pastor Onésimo Ferreira da Silva, Presidente do Conselho Geral da IEAB ( Igreja Evangélica Avivamento Bíblico).

Depois do exemplo deixado nesse culto onde a inclusão social e de amor ficaram impressas na alma não só dos deficientes visuais, mas de toda igreja, o desafio está proposto à mesa dos ceifeiros da última hora. Escolhidos por Cristo, então Frutifiquemos.


Pastor Emanuel Messias
Jornalista DRT  0315/01
Assessor de Comunicação da Comissão Executiva

Leia mais artigos relacionados
Leia mais em News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Nota de Falecimento: Evangelista Nereu José Ramos

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Evangelista Nereu José Ramos. Ele pa…