CRM 2019: Líderes Saudáveis, Igrejas Frutíferas

Aconteceu entre os dias 15 a 18 de outubro no Hotel Gold Park em Sorocaba Sp, a edição 2019 do CRM( Congresso de Renovação Ministerial) da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Esse congresso é uma iniciativa do Conselho Geral da IEAB com objetivo de trazer a cada ano um momento de renovação Espiritual sobre a vida dos pastores que servem na denominação. Simultaneamente aconteceu também o ENEP ( Encontro Nacional para Esposas de Pastores) da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, com propósito de reuni as mulheres avivalistas para um momento de comunhão e crescimento Espiritual. Os dois eventos transcorreram num clima de grande visitação do Espírito Santo, trazendo respectivamente os temas: Líderes Saudáveis, Igrejas Frutíferas(CRM) e “Frutificando na Estação Própria” (ENEP).
O CRM edição 2019 puxado por uma tendência da edição do ano passado, onde tivemos uma participação de 83 esposas de pastores participando do evento, isso se consolidou com o ENEP este ano e elevou a soma dos participantes que chegou ao número de 320 homens e 224 mulheres, num total entre pastores e esposas de 546 inscritos, lembrando que tivemos ano passado 381 participantes.
” Foram dias incríveis de visitação do Espírito Santo em nossas vidas, a minha palavra é mesmo de gratidão a Deus por nos proporcionar tantas maravilhas, o evento superou todas as nossas expectativas em todos os aspectos, tivemos dias de verdadeira imersão na presença de Deus, a Palavra que esperávamos com tanta expectativa ela veio e nos tocou, tivemos um louvor maravilhoso com o Revival, nos conduzindo a adoração, a oração, e por fim a comunhão entre os pastores e também as esposas que participaram do ENEP( Encontro Nacional para Esposas de Pastores), onde Deus também operou maravilhas.” Afirmou o Pastor Onésimo Ferreira da Silva Presidente do Conselho Geral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.
A Missionária Ana Ferreira, coordenadora do ENEP( Encontro Nacional para Esposas de Pastores) falou da importância desse momento com as esposas dos pastores, uma vez que são elas que sofrem as dores do ministério lado a lado com eles, muitas vezes sem ter com quem conversar, e aqui elas podem viver uma comunhão com outras mulheres que enfrentam os mesmos tipos de desafios. A Missionária Ana disse ainda que nesse encontro a preocupação não é com o título de esposa do presidente ou esposa de regional, mas são mulheres que serão atendidas pela ação do Espírito Santo em suas necessidades.” Minha gratidão a Deus e a todas as mulheres avivalistas, aos pastores, ao Conselho Geral, em especial ao meu esposo Pastor Onésimo que é o presidente, fica aqui a sensação de dever cumprido, mas a responsabilidade de continuar trabalhando com todos os projetos que Deus têm nos dado para abençoar as mulheres.” Relatou a Missionária.
Um dos momentos marcantes também do congresso foi a participação de preletores de renome internacional como Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana em Vitória no Espírito Santo, escritor de vários livros, conferencista internacional. E também o Pastor Silmar Coelho da Igreja Metodista Wesleyana do Rio de Janeiro, escritor, conferencista na área de família. Um outro destaque ainda de preletores de outras denominações, tivemos pela segunda vez ministrando entre nós, a Missionária Durvalina Bezerra, diretora do Seminário Teológico Betel Brasileiro em São Paulo, que ministrou para as mulheres no ENEP.
“Quero parabenizar a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico por reunir, congregar seus líderes para esse tempo de refrigério, para esse momento de reflexão, tempo de cuidar uns dos outros, mormente tratando de um assunto tão relevante e tão atual, parabéns então a essa relevante igreja.” Falou o Pastor Hernandes Dias Lopes, da Primeira Igreja Presbiteriana em Vitória no Espírito Santo, e preletor do evento. O Pastor Hernandes em entrevista ao News Avivamento deixou ainda uma orientação para os 21 novos Ministros Avivalistas que passaram pelo rito de cerimônia de Ordenação na abertura do CRM 2019, perguntado sobre que mensagem ele deixaria aos Ordenandos, tendo vista uma diluição na pregação do Evangelho nos últimos dias, ele respondeu: “Darei a mesma orientação que recebi de um Pastor de cabelos brancos quando fui ordenado a trinta e seis anos atrás, primeiro lugar conheça o máximo que puder da Palavra de Deus, ela é a nossa arma principal, segundo conheça o máximo que puder da história da igreja, porque assim não cometerás os mesmos erros que a igreja cometeu, e por fim conheça o máximo que puder da língua portuguesa que será usada para anunciar a mensagem do Evangelho.” Afirmou o Pastor.
Os preletores Avivalistas também foram usados de forma poderosa, onde os congressistas puderam experimentar uma presença maravilhosa na explanação da Palavra de Deus ministrada por nossos pastores, o Pastor Aloísio Tadeu, Diretor Geral de Cultura e Educação Cristã da IEAB, enfatizou bem isso quando relatou em sua mensagem que a teologia saudável gera uma igreja frutífera, e foi bem dentro dessa perspectiva que trilharam as mensagens de despertamento aos pastores ali presentes.
A parte musical do evento deve receber também um destaque especial, os congressistas foram muito bem assistidos diga-se de passagem. De um lado o CRM contou com Projeto Revival, de iniciativa do Conselho Geral, esse grupo é formado por integrantes avivalistas de várias regiões do país, fizeram um trabalho com muita excelência, inclusive cantando músicas inéditas de produção própria. Do outro lado no ENEP as mulheres contaram com uma participação pra lá de especial da cantora e compositora Rachel Novaes, da Igreja Comunidade da Graça, que ministrou o louvor durante todo o evento, promovendo um clima de adoração e busca da presença de Deus naquele lugar.
O Pastor Wesley Borges, Diretor Geral Administrativo da IEAB( Igreja Evangélica Avivamento Bíblico), coordenador do evento relatou a sua alegria com os resultados desse ano, que segundo ele superaram todos os outros anos, não só por causa dos números que bateram a casa dos 546 inscritos, mas por toda forma como Deus agiu. ” Memorável é a palavra que eu quero enfatizar para esse CRM, vejo que de fato ficará em nossa memória como dias intensos da Gloriosa presença de Deus entre nós, meus parabéns a toda equipe que trabalhou na realização do evento, ao Pastor Onésimo e todo Conselho Geral pela confiança mais uma vez liberada para coordenarmos o congresso, a Deus todo louvor.” Completou o Pastor Wesley.
Mantendo algo que já se tornou uma verdadeira tradição no CRM, o Presidente do Conselho Geral, Pastor Onésimo Ferreira, lançou o tema a ser trabalhado por toda Igreja em 2020, entre aplausos e muitas manifestações de alegria dos participantes ao ouvirem o anúncio, entendendo como uma testificação de Deus para a igreja, reverberou naquele auditório o tema: “2020 Ano de Milagres.”

Pastor Emanuel Messias
Jornalista DRT  0315/01
Assessor de Comunicação da Comissão Executiva

Leia mais artigos relacionados
Leia mais em News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Nota de Falecimento: Evangelista Nereu José Ramos

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Evangelista Nereu José Ramos. Ele pa…